Sem Você, Você Não Existe!

“De tudo ficaram três coisas:
A certeza de que estamos começando;
A certeza de que é preciso continuar;
E a certeza de que podemos ser interrompidos
Antes de terminar.”

Fernando Sabino

Em tempos bicudos, cheio de incertezas e ao mesmo tempo aberto ao novo, cheio de novas oportunidades e de muita esperança de um mundo melhor, você não pode abrir mão de desenvolver e acreditar no que você tem de melhor: Você!
Com seus erros, acertos, falhas e principalmente qualidades, as chances de fazer de um limão uma bela limonada podem ser maiores do que você pensa. Afinal como e quantas adversidades o distinto leitor, ou seja, você, já venceu nesta vida? Quantos obstáculos, desafios, novas idéias geradas e, ao final de tudo, você se percebe capaz. Uma sensação gostosa de eu “consegui fazer isso…”
Muitos se esquecem de si mesmos e na correria do dia-a-dia não percebem que precisam ter um pouco de tempo para reflexão e planejamento. Não sabem a importância de parar para respirar fundo e analisar melhor o contexto e amplitude de suas atitudes.
Vamos relembrar alguns pontos e do porquê da afirmação convicta deste texto que afirma que você é seu maior patrimônio. Pare alguns poucos segundos para pensar.

· O que sua empresa tem que o concorrente não tem? Eu, ou seja, você. Seus talentos, suas competências, habilidades e aptidões. Você é único, é um indivíduo que nenhuma empresa no mundo tem. Veja que fantástico! Entre milhões, você foi o escolhido. Então você não tem o direito de fazer o seu pior, mas sim a enorme oportunidade de demonstrar o seu melhor. Aja positivamente e faça acontecer.

· Quem é o Ser que mais pode ajudar em sua vida? Seu chefe? O governo? Sua família? Esqueça, todos são importantes, mas somente você é fundamental. Você é o maior agente de transformação de sua jornada. Você tem que ser seu maior amigo e não seu maior inimigo. Fique atento aos diálogos internos e a sua autopercepção, porque no fundo são eles que regem suas ações.

· Quem é o Ser que mais pode atrapalhar a sua vida? Adivinha… Você! Circunstâncias existem, fatos inesperados também, mas creio que boa parte dos acontecimentos de sua vida, consciente ou inconscientemente, foi você quem se colocou naquela situação. Sorte não ocorre por acaso. É você quem cria a sorte em sua vida. Como andam seus relacionamentos, seu network, o que você anda fazendo para criar situações positivas em sua vida? Conhecer as pessoas certas e estar na hora e lugares certos são coisas que só dependem de você.

· O que eu tenho que ninguém mais tem? Duvido que você acerte essa… Sim, isso mesmo, mais uma vez, você! Seu jeito de ser, seus pontos fortes e pontos a desenvolver, sua própria companhia. Pode existir alguém parecido, mais igualzinho a você, impossível. Você é uma dádiva, um verdadeiro milagre. Tenha fé em si mesmo, tenha autoconfiança. Nunca diga “não sei, não posso, não consigo”, diga “vou tentar, vou aprender, vou pesquisar”. Desenvolva uma auto-imagem positiva, valorize seu potencial, você é seu maior diferencial, pode acreditar.

· Qual é meu maior diferencial competitivo? Essa é difícil… Claro, você. Desenvolva seus talentos, descubra e encontre paixão no seu trabalho, na sua vida. Seja aberto ao novo, estimule sua curiosidade, tente algo novo, busque novas e positivas experiências. Experimente um trabalho voluntário, aprimore um hobby. Persista, não desista frente ao primeiro obstáculo. Recicle seus conhecimentos, não tenha preguiça de aprender, não perca pequenas oportunidades, estimule sua criatividade, não espere que a empresa invista em você, esta é uma responsabilidade sua e de mais ninguém.

· Quem é o único que pode mudar sua vida? Deus? Não. Deus é pai, mas respeita o seu livre-arbítrio e esta é a maior prova de seu amor pela humanidade. Somente você pode mudar a sua vida, mais ninguém. Consciente disso, que tal ser mais pró-ativo no trabalho, na família, na comunidade, sinta-se livre e à vontade para criar o melhor roteiro para sua própria história. Sua vida é como um livro aberto esperando por novas aventuras, romances, onde o enredo pode ser modificado a qualquer momento. Não é fácil, mas a dificuldade é uma das mães da criatividade, faz parte do processo chamado sucesso. Não delegue sua vida a ninguém, as rédeas são suas, você não tem o direito de abrir mão de viver a sua vida.

· O que de melhor minha vida tem? A resposta é… Você! Não importa como sua vida está hoje. O que importa é a sua capacidade de reação e realização. Evite julgar a si mesmo, porque normalmente o veredicto é culpado. E culpados normalmente merecem punição e não é isto o que queremos, não é mesmo? Sugiro que você mude o foco e pense que você é o que de melhor existe em sua vida. Você é sua maior esperança, sua arma secreta, o grande diferencial para dar a volta por cima neste complexo jogo chamado vida. Sem você sua vida, sua carreira não são nada. Busque sempre o seu melhor, que o mínimo seja o seu máximo, porque toda longa viagem começa com um pequeno passo.

A palavra você aparece 36 vezes neste texto, o que não é por acaso. O objetivo maior é lembra-lo que sem Você, Você não existe e que ao invés de perder tempo procurando culpados, pêlos em ovo ou simples desculpas que não levam a nada, sugiro uma postura mais pró-ativa, mais responsável, mais decidida e convicta, que somente você pode ser seu super-herói. Afinal, se você não existisse, o que seria deste mundo?

Deixe seu Comentário

Você precisa estar autenticado para fazer um comentário.